CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Prefeito anuncia concurso público para 24 áreas

Prefeito Tiago durante entrevista coletiva
Durante entrevista coletiva com a imprensa de Santiago nesta terça, 27 de junho, o prefeito Tiago Gorski Lacerda anunciou a abertura de um concurso público para 24 cargos efetivos na Prefeitura de Santiago. E o lançamento do edital, com abertura das inscrições, aconteceu no mesmo horário em que a entrevista havia começado, às 9 da manhã. Tiago ressaltou que a Administração Municipal trabalhou muito ao longo dos últimos meses para concretizar a realização do concurso, que esteve suspenso por questões jurídicas envolvendo as empresas que disputaram a licitação. O prazo para os candidatos se inscreverem vai até dia 26 de julho e as provas acontecem em 27 de agosto. A nomeação dos aprovados ocorrerá nos meses seguintes, antes do final do ano.
Cargos disponíveis
O concurso prevê cargos de nível médio e também superior. São os seguintes: Agente Administrativo, Assistente Social, Auditor Fiscal Tributário, Auxiliar em Saúde Bucal, Cuidador, Eletricista, Engenheiro Civil, Mecânico II, Médico, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Endodontista, Odontólogo Periodontista, Odontólogo Protesista, Odontólogo Traumatologista Buco-Maxilo-Facial, Operador de Máquinas, Professor anos finais do ensino fundamental Geografia, Professor anos finais do ensino fundamental Português, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Tesoureiro, Tesoureiro Adjunto.
As taxas de inscrição vão de R$ 30 a R$ 120, entre os cargos de ensino fundamental, médio e superior. Inscrições somente pela internet, mas caso o candidato não tenha acesso, a empresa Infonet (na Bento Gonçalves, 961, no bairro Lulu Genro), ficará disponível em horário de expediente para atender.
Plano gerador de oportunidades e renda
A realização do concurso público faz parte de um plano, anunciado pelo prefeito Tiago Gorski, de potencializar a economia do município por meio de outras ações. "Um dos grandes anseios em qualquer município é o crescimento econômico. Um desafio que, para ser vencido, não depende somente da vontade de qualquer prefeito, pois precisa estar relacionado a um conjunto de fatores, que inclui desde um cenário econômico favorável, passando pelo interesse de investidores externos ou internos e a própria localização geográfica e mercadológica, que influem decisivamente. De qualquer modo, a Administração Municipal de Santiago quer tentar influenciar no segmento emprego e renda e interferir numa mudança de cenário, nos percentuais que sejam possíveis avançar".
Criação da Escola do Empreendedor
Dentre as projetos que o município pretende implantar nos próximos meses estão a criação de um cursocurso de qualificação/orientação profissional, voltado para o público com idades entre 13 e 17 anos, que estão entrando na adolescência e, cheio de dúvidas sobre o futuro, tanto na questão de estudos quanto de trabalho. Chamado de "Escola do Empreendedor". pretende ser um treinamento dinâmico, que será mantido por meio de professores voluntários que vão abordar temas como:

- Comportamento, convívio em sociedade, rede de relacionamentos (networking), marketing pessoal, construção de currículo, incentivo à leitura, conceitos de empreendedorismo, identificação do mercado de trabalho, aptidão vocacional, opções de cursos universitários, oportunidades e também estudos de caso de sucesso de empresas e empresários locais. Neste último ítem, os alunos serão levados a conhecer o histórico de tal e qual empresa de nosso município 
Por meio desta escola, deste curso os adolescentes vão saber os pormenores do surgimento dessas empresas, as dificuldades, a conquista do mercado e, por fim, um case (estudo de caso) com empresários locais que vão relatar suas trajetórias e ser entrevistados pelos alunos, como forma de se tornarem figuras inspiradoras. A Escola do Empreendedor pretende funcionar por meio de parcerias. Se utilizará de estruturas existentes e contará com professores voluntários e, claro, a participação e engajamento voluntário de empreendedores locais. Ao final do período do curso (a ser definido: três meses, cinco ou seis...) será feita uma formatura. A construção curricular de cada jovem integrante, ao final do curso, pode se tornar uma base de dados compartilhada.
Compras Prefeitura
Nos últimos cinco anos, a Administração Municipal conseguiu avançar muito na participação das empresas locais no processo das compras públicas. "Algo que era menos do que 5% e hoje estamos em torno de 50%. Acreditamos que é possível avançar, nunca retroceder". Portanto, a Prefeitura pretende a realização de um novo seminário para orientar e estimular os empresários locais para que participem mais das compras públicas, das licitações. Desta maneira, em igualdade em termos de competitividade com empresas de fora,  é possível ganhar mais, mantendo uma maior fatia do orçamento destinado às compras dentro do município, fortalecendo o giro econômico no município. 

Brique da Praça
"É com grande satisfação que anunciamos que teremos em Santiago o Brique da Praça. Um evento que será essencialmente comunitária, no entorno da praça Moisés Viana e que vai trazer uma movimentação financeira boa principalmente para os trabalhadores informais", informou o prefeito. De modo organizado, as pessoas vão poder ir para a praça, seja em banquinhas improvisadas ou de modo mais profissional, para poder negociar seu produto. Seja  artesanato, um livro, uma antiguidade, comidas etc.  Além de tomar seu chimarrão, passear com a família, ter momentos de interação social, de convívio com as pessoas. Dentro da consolidação de uma proposta do município em estimular o emprego e a renda, o Brique da Praça terá um papel muito importante por oferecer visibilidade a negócios não-formais por meio de um evento periódico, de grande envolvimento comunitário, em um espaço urbano central. Se estimulará o aquecimento da economia informal e a circulação de dinheiro, criando boas oportunidades e aproximando a população. O prefeito também informou que já está marcada a data para o primeiro Brique da Praça: será no dia 6 de agosto. A partir daí, ocorrerá sempre no primeiro domingo de cada mês. Um desafio assumido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
Consultoria empresarial solidária
Muitos pequenos negócios surgem no município durante o ano. E muitos também encerram as portas pela falta de gestão, pelo desconhecimento do que é ser empreendedor. Ao sucumbir diante das primeiras dificuldades o potencial empreendedor, que comete erros comuns, acaba por adquirir o medo de investir novamente, se resignando tão somente à busca do emprego como alternativa de vida, evitando "quebrar" novamente. Queremos implantar uma Consultoria Empresarial Solidária, viabilizada com o apoio de universidades e voluntários, com o propósito orientar pequenos empresários a respeito de passos que podem ser dados na consolidação de seu modelo de negócio; riscos que podem ser corridos e ou evitados; complicações financeiras que podem acabar com a vida de uma empresa; possibilidades de crescimento; conquista de mercado etc.  Entendemos que a criação deste segmento é de grande valia para pequenos empresários que, muitas vezes, empreendem mais pela necessidade do que pela oportunidade. 
Fonte: PM Santiago.

Nenhum comentário: