CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Superintendência da CORSAN: "...Se precisar trazer água do Guaíba, a CORSAN irá trazer..."

A Comissão Especial que acompanha a situação da barragem, reuniu-se pela manhã com o gerente local da CORSAN, Rubem Lima e com o  Superintendente Regional do Pampa (CORSAN), Napoleão Langendorf Leite, para discutir as ações adotadas pela empresa em relação à situação que encontra-se a barragem de Santiago.
De acordo com estudos realizados pela CORSAN divulgado nesta manhã,  existe na barragem um nível de água suficiente para atender a população por um período de aproximadamente 60 dias. Na segunda-feira, uma equipe de perfuração da CORSAN estará em Santiago para a perfuração de um poço tubular profundo nas dependências da barragem. Esta é uma alternativa adotada pela empresa, caso a situação se agrave dentro dos próximos dias.
Segundo o Superintendente, até o presente momento não foi necessário fazer o racionamento. A responsabilidade de fornecer água à população  é da CORSAN, garantindo que a mesma não irá faltar em Santiago. “Se precisar trazer água do Guaíba, ou outros locais em caminhões pipas,a CORSAN irá trazer, e se necessário, serão perfurados mais poços para garantir o abastecimento à população santiaguense”, destacou Napoleão.
Indagado pelos membros da Comissão Especial  sobre os investimentos que a empresa deverá fazer no Município, o mesmo informou que mais redes de água deverão ser substituídas, estão previstos 7 milhões de reais para as  obras de ampliação da ETA – Estação de Tratamento da Água e a construção de uma nova adutora e mais 8 milhões de reais em 2013 para o início das obras do sistema de tratamento de esgoto. Existe ainda um projeto para o levantamento do ladrão da barragem.
Por fim, a Comissão avaliou como satisfatória a posição da CORSAN em  tranquilizar de forma geral a comunidade de que  alternativas estão sendo estudadas por parte da empresa  e garantir  o abastecimento de água.  Cabe ressaltar ainda, a importância do uso consciente da água por parte de cada cidadão e as campanhas educativas que vêm sendo realizadas junto às escolas e instituições.
FONTE: Câmara de Santiago.

Nenhum comentário: